Fundação Sidónio Muralha

Filosofia, Literatura e Educação: as bases da formação humana

O significado de Philosletera
Os dois aspectos principais e originários de PHILOSLETERA são:
Philo, derivado de philia, significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais.
É uma homenagem à Filosofia. Etimologicamente a palavra filosofia é composta por Philo, como vimos e também por Sophia que quer dizer sabedoria.

Letera significa letra, palavra, linguagem, literatura, cultura, leitura. Homenagem também a Sidónio Muralha como “o homem das letras”, ou seja, escritor, autor.
Assim, Philosletera significa a amizade ou o amor à letra, palavra, linguagem, literatura, cultura, leitura que sinalizam possibilidades da sabedoria.

A parceria:
O entrelaçamento de missão e objetivos nos campos da literatura, filosofia e educação proporcionou o início da parceria entre a 
Fundação Sidónio Muralha e Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar desde dezembro de 1996.

A Literatura é uma fonte inesgotável de significados que alimentam nosso pensamento, nossa imaginação, nossas emoções. Ela é motivo de fruição, de um prazer impar gerado no contato com outras mentes, épocas, experiências, enfim, com a tradição cultural da humanidade.

A Filosofia tem na Literatura uma amiga inseparável, na medida em que encontra nela uma forma de dar vazão aos questionamentos e idéias. Assim, o pensar filosófico pode ser comunicado e convida cada leitor a uma experiência de pensar de volta o já pensado para poder pensar e criar significados ainda não pensados. E o filosofar continua vivo em cada pergunta do leitor, na sua curiosidade investigativa, na reflexão imaginativa que aventura descobrir novos sentidos e horizontes.

A união de nossos ideais e idéias busca contribuir com a pesquisa, formação e desenvolvimento do leitor filósofo: o amante dos livros e das idéias. Ler e filosofar é um caminho da construção de ser humano questionador e investigativo, aquele que pensa sobre os valores da ética e da cidadania na condução de sua vida.

Realizamos esses objetivos através dos recursos que dispomos - materiais didáticos e biblioteca - e das atividades formativas que desenvolvemos: plantão presencial e on-line, eventos, cursos, oficinas, encontros, assessorias a escolas e a pesquisadores, professores, coordenadores pedagógicos e interessados.

Nossa casa está sempre de portas abertas para acolher pessoas e instituições e seus projetos.

Nossa equipe sempre disposta para lhe atender e contribuir com o melhor de nossas capacidades.

 

VIGÍLIA

Aqui estou eu sentado
ao lado de mim mesmo
para que nunca seja
aquele que não sou.

Não que eu seja muito
mas quero ser inteiro
porque faço parte
de um todo maior.

Eu pertenço a um povo,
povo que pertence
a todos os povos
mesmo que não saiba.

E todos os povos
respondem de cada
criança que nasce
sem o ter pedido.

De cada criança
eu sou responsável.
Nós todos o somos
se acaso nascemos.

Só nasce quem sabe
nascer de si mesmo
- quem não renasceu
que se vá embora.


Poema de Sidónio Muralha, poeta português, nascido em Lisboa, 1920. Viveu muitos anos no Brasil e faleceu em Curitiba, 1982.


Fundação Sidónio Muralha 

© 2021 Todos Direitos reservados.

    

Endereço:

Des. Westphalen, 1014
Bairro: Rebouças - Cep: 80230-100
Cidade: Curitiba - Paraná - Brasil

Fale Conosco:
Fone:  +55-41. 3323-3313

Celular: +55-41. 9614-4183
Fax   :   +55-41. 3323-3313