tren_atrasado.jpg
Casa Imprimir E-mail
Sáb, 11 de Julho de 2009 18:00

HISTÓRICO DA CASA

casa_1920.jpg

 

 

A sede da Fundação Sidónio Muralha e do Instituto de Filosofia tem como nome Casa Guilherme Butler, o belo casarão onde nasceu a Drª. Helen Anne Butler Muralha. O endereço da casa - comprada por seu pai, o Prof. Guilherme Butler, no final da década de 20 - era, então, Rua Ratcliff, 110.

 

Tempos tranqüilos, em que as crianças podiam brincar livremente na rua e as garrafas de leite vazias aguardavam nas soleiras a passagem do leiteiro, de madrugada.

Na década de 70, já com o endereço atual - Rua Desembargador Westphalen, 1014 - a casa foi sede do Elos Clube de Curitiba, instituição voltada para a difusão da cultura portuguesa, e teve sua divisão interna alterada. Assim formou-se o espaço hoje composto pelo salão de encontros, pelo sótão que abriga a Biblioteca Helena Kolody, uma sala onde funciona o escritório e a antiga garagem transformada também em biblioteca. Como parte integrante de área construída, temos uma edícula aos fundos, construída na década de 50, onde hoje funciona uma pequena cozinha, escritório, sala para reuniões e arquivos da Fundação. A partir do ano de 1988, tornou-se a sede da Fundação Sidónio Muralha. Finalmente, no ano de 1996, tornou-se também sede do Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar.

Em 2002 a casa foi reconhecida pela Prefeitura de Curitiba, como patrimônio histórico da Cidade, graças ao interesse do arquiteto Key Imaguire.

casa_quintal.jpg

Quintal

Espaço para atividades diversas.

Crianças fazendo lanche durante atividade de visita à Fundação Sidónio Muralha.

 

LAST_UPDATED2
 

Login



Enquete

O que você gostaria de ver mais no portal FSM/IFEP
 

Registro de Visitas

Visualizações de Conteúdo : 687175