trem.jpg
Educação Filosófica Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Sáb, 11 de Julho de 2009 18:00

A Educação Filosófica

A educação é um campo fértil para a prática filosófica. A atitude filosófica nos coloca a exigência de pensar um ponto de partida que consiste em indagar “o que é a educação?” Se esta questão exige pensar num conceito que oriente a ação educativa. A busca por um conceito nos leva a outros questionamentos de caráter filosófico. O filósofo Immanuel Kant formulou mais explicitamente algumas dessas questões, aquelas perguntas mais importantes para serem respondidas pelo campo da filosofia, como ele mesmo diz na introdução do livro da Lógica: “o que posso conhecer?”, “o que devo fazer?”, “o que me é lícito esperar?” Para ele, essas questões estão contidas numa pergunta mais abrangente: “O que é o homem?” Dessa pergunta podemos levantar outras indagações como, por exemplo, o que é a sociedade? O que é a cultura? O que é o pensar ou o conhecer? E se estivermos realmente convencidos da importância de investigar estas questões, especialmente se estivermos sensíveis às mudanças da realidade que atingem os indivíduos e a sociedade de cada tempo e lugar, devemos voltar continuamente aos questionamentos: o que é a educação? e o que é a filosofia?

As perguntas que iniciam nossa reflexão abrem o problema da educação filosófica que queremos tratar nesse texto. Para melhor orientar nossa investigação vamos abordar três dimensões desse problema, concebidas de forma articuladas e interdependentes, ou seja, as questões que nos levam a pensar a educação, as questões que nos levam a pensar a filosofia e as questões que nos levam a pensar o aprender a filosofar como forma de autoeducação. [...]

Para discutir essas dimensões discutiremos 10 aspectos que constituem uma base para se pensar a educação filosófica: a pergunta, os conceitos e problemas, o pensamento, comunidade e o diálogo, os filósofos e o filosofar, a cidadania, a ética e a política, a educação, a inter e transdisciplinaridade, a experiência de autoria docente e discente na perspectiva da autonomia e emancipação.
Continua (...)

Para receber o texto completo entre em contato pelos emails: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Mais artigo sobre o assunto:

A Educação para o Filosofar

(Clique sobre o título acima para acessar o conteúdo)

 

 

LAST_UPDATED2
 

Login



Enquete

O que você gostaria de ver mais no portal FSM/IFEP
 

Registro de Visitas

Visualizações de Conteúdo : 672316