Fundação Sidónio Muralha

AN_1.jpg

AN_3.jpg

AN_2.jpg

AN_4.jpg

AN_5.jpg


Histórico Coro de câmara, fundado em maio de 1961, com a designação ‘Coral de Câmara da Casa de Alfredo Andersen’, pela sua ligação ao Museu e Escola de Arte ‘Casa Alfredo Andersen’. Em 1962 seus componentes adotaram a denominação ‘Camerata Ars Nova, inspirados no repertório que tinha como meta a pesquisa e divulgação de obras dos grandes mestres da música antiga, compreendendo os períodos Advento da Polifonia (séc. IX) até o Barroco (séc. XVII). O convite para cantar a Missa de São Sebastião de Heitor VilIa Lobos, na abertura do II Festival Internacional de Música de Curitiba ampliou o repertório da Camerata, abrangendo quase todos os períodos da música coral. Nos anos seguintes (1966 e 1967) a participou da abertura dos festivais de música de Curitiba, com a apresentação da primeira audição mundial da ‘Terceira Missa para Coro a Capella’, de Francisco Mignone, dedicada ao Camerata Ars Nova e a ‘Missa Caipira’ de Osvaldo Lacerda. Na década de 60, participou com frequência dos Concertos de Advento em Curitiba e apresentou-se em grandes concertos no Brasil e América Latina. Gravou programas para a Rádio MEC no Brasil e para o Ministério de Educação da Argentina. Em 1970, compromissos profissionais dos outrora estudantes, impediram novas apresentações e a Camerata Ars Nova encerrou suas atividades. O amor pela música e o elo de amizade entre os componentes manteve o grupo unido em reuniões esporádicas, nos anos 70, 80 e 90. A Camerata voltou a apresentar-se publicamente em 1995 na celebração do casamento do filho de um de seus componente. Essas apresentações repetiram-se em outros casamentos de filhos de componentes e da filha do então maestro Prof. Dr. Luis Fernando Coelho. Em 2007 alguns dos antigos membros reuniram-se e traçaram como meta a gravação de um CD com músicas de Natal , a ser dedicado aos seus netos. Agora, sob a regência da Dra. Helen Anne Butier Muralha e com adesão de três novos tenores, em 2008, apresentamos-lhes a ‘nova’ Camerata Ars Nova.

amerata ‘Ars Nova’
 
Regência

Helen Anne Butler Muralha

 

Vozes
Primeiro Soprano: Luciana Real, Nydia S. Perez
Segundo soprano: Diana Carneiro, Doroti M. Gerun, Ilsa Scheidt, Rosi Nisio Judt.
Contralto: Asta Sheidt, Marília D. Stelmachuk, Regina Fernandes.
Tenores: Carlos Henrique Artigas, Marcelo Salzqueber, Paulino Schneider
Baixos: Ernesto I. Matos, Helio S. Marques, Horst Judt, Orlando Souza.

Preparação vocal: Luciana Real

Advento de Natal- Dezembro 2008

Programa

 Que Infante é Este?
(What child is this?)
Melodia tradicional inglesa, encontrada em New Christmas Carols, 1642
Guilherme Chatterton Dix (1837-1898)
Trad. de Adelina Cerqueira Leite (1946-)

Ehre und Preis
(Sicut Loculum est  em  Magnificat)
Johann Sebastian Bach, 1685-1750

 Stille Nacht
(Noite de paz)
Franz Gruber, 1787-1863

Cantata 140
Johann Sebastian Bach,  1685-1750
Sion hört die wachter singen
Chorale –

Tradução

Zion hört die Wächter Singen Zion hört die Wächter singen, - das Herz tut ihr vor Freuden springen sie wacet und steht eilend auf Ihr Freund kommt vom Himmel prähctig Von Gnaden stark, von wahrheit mächtig Ihr Licht wird hell, ihr stern geht auf Nun komm, du werte Kron, Her Jesu , Gottes Sohn! Hosiana! Wir folgen all zum Freudensaal Und halten mit das Abendmahl Chorale (In dulci jubilo) Gloria sei dir gensungen Mit Menschen und englischen Zungen Mit harfen und mit Zimbeln schön Von Zwölf Perlen sind die Pforten An deiner Stadt sind wir Konsorten Der Engel hoch um deiner Thron Kein Aug hat je gespürt Hein ohr hat je gehört Solche Freude Des sind wir froh Porisso Io, io Io, io Ewig in dulci jubilo


Sião ouve as sentinelas cantar ! Sião, ouve os sentinelas cantar Seu coração de alegria acelera Ela acorda e levanta-se rapidamente Seu amigo vem do Ceu, magnífico Grande em misericórdia, poderoso na verdade Grande em misericórdia, poderoso na verdade Sua luz resplandece, sua estrela brilha Oh vem, preciosa coroa Senhor Jesus, filho de Deus! Hosana! Nós todos seguimos à sala de alegria Nós todos seguimos à sala de alegria e participamos da Santa Ceia Coral ( Em doce júbilo) Gloria seja a ti cantada Com línguas humanas e angelicais Com harpas e belos címbalos De doze pérolas são os portais Na tua cidade somos os consortes O anjo superior em volta do teu trono Nenhum olho jamais percebeu ouvido algum jamais ouviu tal alegria estamos alegres Eternamente em doce júbilo.

Fundação Sidónio Muralha 

© 2021 Todos Direitos reservados.

    

Endereço:

Des. Westphalen, 1014
Bairro: Rebouças - Cep: 80230-100
Cidade: Curitiba - Paraná - Brasil

Fale Conosco:
Fone:  +55-41. 3323-3313

Celular: +55-41. 9614-4183
Fax   :   +55-41. 3323-3313