estudos.jpg
PDF Imprimir E-mail

CONTAR E ENCANTAR: A ARTE DE CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS - CLÉO BUSATTO


Objetivo: Reflexão sobre os caminhos da arte de contar histórias, a partir da idéia de que alguns contos são educativos, pois ao abordar uma realidade simbólica atuam sob diferentes dimensões e fornecem múltiplas leituras e compreensão. O curso pretende indicar algumas possibilidades a quem deseja narrar histórias. Vale lembrar que qualquer que seja o caminho escolhido, este é sempre válido desde que esteja comprometido com a afetividade e o respeito pelo ouvinte. Qualquer caminho é valido desde que trilhado com o coração.

Conteúdos: A ARTE DE FAZER RIR E CHORAR: A história como sujeito. A memória como espaço mítico. A linguagem simbólica como caminho. A abordagem multidimensional como proposta. O ritmo e intenção. FORMANDO REPERTÓRIO: Como e por que escolher uma história. Memorização e aquecimento do conto. Corporificando as palavras. Tornando o conto, o meu conto. Narrar, um ato de entrega. Contar histórias, a arte de criar imagens no ar. EXERCITANDO O CONTAR: O exercício da narração oral.  A experiência de cada um. Contar para o grupo. CONTAR E ENCANTAR: A voz de todos – o momento que o conto se faz ouvir.

Carga horária: 24 horas.

Público: Coordenadores Pedagógicos, Supervisores, Diretores, Psicopedagogos, Gestores Educacionais de Secretarias de Educação, Assistentes Pedagógicos e professores interessados.

Certificado: serão emitidos aos participantes com mínimo 80% de presença.

Local de realização do curso: na própria escola ou em nossa sede conforme programação divulgada oportunamente. Inscreva-se em lista de espera.

Se você tem interesse neste curso, inscreva-se em nossa LISTA DE ESPERA.

Informações: (41) 3323 3313 / 9614 4183.

Ministrante: CLÉO BUSATTO – Escritora. Mestre em Teoria Literária/UFSC. Pesquisadora transdisciplinar formada pelo Cetrans/Escola do Futuro/USP. Consultora na área de oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil. Traduz seus saberes em palestras, oficinas e contações de histórias pelo Brasil e exterior. Nos últimos cinco anos capacitou em torno de 20.000 pessoas em workshops. Palestrou para outras tantas 15.000 pessoas e contou histórias para mais de 45.000 pessoas. Autora dos livros: Pedro e o Cruzeiro do Sul”, A arte de contar histórias no século XXI – tradição e ciberespaço, Contar e encantar – pequenos segredos da narrativa. Multimídias: Nos campos do Paiquerê. Lendas brasileiras. Contos e encantos dos 4 cantos do mundo.
Duração: 24 horas/aula