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FILOSOFIA PARA/COM CRIANÇAS
ÉTICA E EDUCAÇÃO PARA O PENSAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Educação para valores na Escola. 

 

Metas do Projeto:
1. Aprofundar a formação específica em Filosofia e Ética dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
2. Instrumentalizar o professor com metodologia específica e materiais apropriados para realizar o projeto.
3. Desenvolver o interesse e auto-estima do professor e do aluno de forma a contribuir com a redução dos índices de fracasso escolar e de violência na escola e nas famílias dos alunos.
4. Melhorar o processo de aprendizagem através da criação de um relacionamento baseado em valores como respeito, participação, escuta, confiaça, amizade e solidariedade.

Objetivos do Projeto:
 1. Aprofundar os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Ética alicerçada na Educação para o Pensar.
 2. Compreender o papel da ética na formação do caráter e da conduta de forma a proporcionar às crianças e jovens uma educação que os auxilie a pensar por si mesmos, de maneira reflexiva, crítica e criativa sobre os problemas da convivência humana.
 3. Oferecer domínio da metodologia de investigação dialógica em comunidade promovendo o exercício da autonomia moral e cognitiva dos alunos.
 4. Instrumentalizar os educadores para utilizar textos filosóficos, literatura infanto-juvenil, arte e textos das várias disciplinas do currículo escolar na abordagem das questões da ética.

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Relato de Experiência

 Este projeto foi aplicado em escolas particulares e em seis municípios em 2008-2009: Toledo/PR, Dois Vizinhos/PR, Ponta Grossa/PT, Paranaguá/PR, Chapecó/SC e Lucas do Rio Verde/MT. O projeto foi subsidiado pelo Instituto Sadia. Iniciou com a formação dos professores, continuou com o desenvolvimento de uma aula semanal e atividades interdisciplinares e uma exposição dos trabalhos e avaliações dos alunos e professores. Atingiu aproximadamente 8.500 pessoas entre professores, alunos e pais.
 Os resultados mais significativos revelam mudanças nas atitudes dos alunos reduzindo problemas de relacionamento como violência e discriminação, melhoria na capacidade de perguntar, formular problemas e argumentar; ampliação da capacidade de pensar conceitualmente, desenvolvimento de habilidades de pensamento.
 Os professores testemunham através das avaliações que o projeto contribui significativamente para desenvolver o potencial de reflexão, compreender a importância do trabalho com ética em sala de aula, além de oferece ferramentas para o planejamento e avaliação integrando as áreas de conhecimento. Os materiais foram considerados muito úteis e adaptados à realidade de sala de aula. No parecer dos professores o projeto deveria ser desenvolvido em todas as escolas.
 O projeto que apresentamos a seguir busca despertar o encantamento diante das questões do pensar, da Ética e da Cidadania e criar condições para uma vida reflexiva sobre os valores e a prática democrática na Escola.

Proponentes:
Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar e Fundação Sidónio Muralha.

Síntese do Projeto:
 O projeto foi construído a partir de uma experiência de mais de quinze anos de trabalho voltado para o desenvolvendo da formação de professores para implantação de Filosofia para Crianças na Escola. A base do projeto é o campo filosófico, especialmente da prática do filosofar com crianças e adolescentes.
 O projeto se insere no contexto da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Esta fase educacional tem grande importância na formação do caráter, das atitudes éticas e cidadãs. Segundo a legislação brasileira (LDB-96, Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) uma das funções da escola é a formação do cidadão ético, crítico e participativo. Esta fomação deve ser feita através do diálogo e da reflexão sobre as questões éticas.
 A escola é um espaço privilegiado para investigar os valores éticos de forma a compreender o significado dos mesmos e reorientar significativamente a conduta de cada um para uma convivência respeitosa. Para isso, é necessário desenvolver as capacidades de pensar crítica e criativamente sobre os problemas e valores da vida pessoal e social e gerar as mudanças necessárias para uma prática coerente e responsável.
 Este projeto propõe a formação do professor numa metodologia adequada para abordar reflexivamente as questões éticas e morais com seus alunos, evitando, desta forma, uma prática de "moralismo" ou a mera transmissão de valores como “verdades prontas” ou, ainda, omitindo essa discussão. A metodologia para este trabalho está baseada na pedagogia da Comunidade de Investigação. Com esta metodologia a sala de aula se transforma numa experiência de questionamento, reflexão e diálogo sobre os valores, temas e problemas da ética. No processo de investigação, o professor como mediador deve orientar o diálogo com questionamentos que auxiliam os alunos a desenvolver as habilidades e competências de pensamento na formação dos conceitos. Para este trabalho, utiliza-se Literatura Infanto-Juvenil, valorizando os livros e materiais disponíveis na escola. Indica-se também material específico e complementar para este trabalho.

Público: 
 Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Resultados esperados: 
 - Professores instrumentalizados para abordar as questões da ética na prática pedagógica;
 - Alunos mais crítico na reflexão sobre os valores e no exercício da cidadania. Estabelecimento das relações da ética com a pedagogia.
 - Desenvolvimento da sensibilidade para as questões éticas presentes no relacionamento entre os professores, alunos, equipe pedagógica e familiares;
 - Ampliação do entendimento das relações da ética com a dimensão da ecologia e da cidadania.  
 - Promoção de uma convivência segundo princípios, critérios, regras e valores que proporcione o crescimento individual e grupal e melhore a aprendizagem.
- Conscientização da importância da ética na  construção da identidade e da autonomia.
  
Contexto do Problema:

 Um dos objetivos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, conforme se depreende da legislação educacional atual (LDB-96) e, em especial do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é o de auxiliar as crianças para que continuem e ampliem o desenvolvimento de uma forma de pensar crítica, criativa e autônoma. Um outro objetivo diz respeito ao desenvolvimento de sua consciência moral ou ética. Espera-se que elas caminhem na direção, também, da autonomia moral. Ambas as formas de autonomia, a intelectual e a moral, são desejáveis nas pessoas e o seu desenvolvimento deve ser iniciado o mais cedo possível e aperfeiçoado ao longo da educação da criança.
 Os professores, de modo geral, reconhecem a falta de uma formação que contemple estes dois aspectos e, especialmente, de indicações quanto às formas práticas de trabalhar, aliadas a uma fundamentação teórica necessária. Daí a importância e a necessidade de oferecer-lhes oportunidades de uma formação continuada, profunda e complementar na a´rea da educação ética.
 A escola é ambiente rico para a educação ética uma vez que esta dimensão perpassa todos os relacionamentos estabelecidos entre pessoas que ali convivem. Estes relacionamentos estão marcados pelas experiências e hábitos que cada um traz o que provoca o surgimento de conflitos e problemas. Como trabalhar com estes conflitos? Que metodologia utilizar? Qual é o papel da escola: coordenação, professores, crianças? Como trabalhar com a família? A literatura pode auxiliar neste trabalho? Como desenvolver os valores neste ambiente?
 Compreendemos que a literatura oferece um encontro prazeroso e profundo com os conceitos e problemas dos valores éticos. A investigação profunda e rigorosa sobre estes  conceitos e problemas construindo significados e atitudes conseqüentes é papel da Filosofia. Neste processo de reflexão dialógica desenvolve-se o pensamento crítico, criativo e ético. É uma prática inteligente na prevenção da violência, da intolerância, dos preconceitos, das discriminações e da degradação das relações sociais e dos recursos naturais.
 Considerando estas questões o presente projeto vem de encontro com a demanda da escola na formação docente para o trabalho com ética, educação para o pensar e literatura.
 A Fundação Sidónio Muralha e o Instituto de Filosofia propõem implementar este projeto em sua escola ou secretaria de educação numa prática de diálogo na estruturação do trabalho conforme sua realidade educacional.

Objetivos do Projeto:
 1. Aprofundar os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Ética alicerçada na Educação para o Pensar.
 2. Compreender o papel da ética na formação do caráter e da conduta de forma a proporcionar às crianças e jovens uma educação que os auxilie a pensar por si mesmos, de maneira reflexiva, crítica e criativa sobre os problemas da convivência humana.
 3. Oferecer domínio da metodologia de investigação dialógica em comunidade promovendo o exercício da autonomia moral e cognitiva dos alunos.
 4. Instrumentalizar os educadores para utilizar literatura infanto-juvenil, arte e textos das várias disciplinas do currículo escolar na abordagem das questões da ética.

Temas abordados na formação dos educadores:
- Objetivos da educação ética e educação para o pensar.

- Ética e vida
- Os conceitos e problemas da ética e da moral.
- A formação do caráter e da conduta.
- O desenvolvimento da dimensão afetiva / emocional e cognitiva.
- Fundamentos metodológicos da Educação Ética.
- A investigação ética na sala de aula: as habilidades de pensamento e sociais.
- A formação do pensamento reflexivo a partir da investigação ética.
- O desenvolvimento das múltiplas dimensões do pensar: crítico, criativo, cuidadoso, imaginativo, holístico.
- Ética e vida: o individual e o social.
- Os conceitos de autonomia e heteronomia, autocorreção e razoabilidade.
- A sala de aula como ambiente de construção de valores.
- A relação entre a ética e os direitos.
- O papel da imaginação e da criatividade como fundamento da formação ética.
- Práticas de sala de aula e formação moral.
- A formação ética através da Comunidade de Diálogo e Investigação.
- A abordagem ética através da literatura e outros recursos.
- A história DADEDIDODÚVIDA! Surpresas da Filosofia: enfoque ético.
- O diálogo enquanto fundamento ético.
- Ética e interdisciplinaridade.
- O planejamento e a avaliação.
- O projeto de Filosofia / Ética na Escola e repertório temático.
- A formação do professor e a educação ética.
- Acompanhamento pedagógico e aprofundamento filosófico.
Questões sobre Filosofia e Educação:
- A Educação para o Filosofar.
- As áreas de investigação da Filosofia.
- Problemas e temáticas filosóficas.
- A Interdisciplinaridade: as relações entre investigação filosófica e a investigação nas demais áreas do conhecimento.
- O desenvolvimento do raciocínio e da argumentação.
- Educação e democracia.
- Educação e Cidadania
- A mediação filosófica dos educadores.
- O papel da narrativa e da literatura infanto-juvenil no ensino de Filosofia.

Metas do Projeto:
 1. Aprofundar a formação específica em Filosofia e Ética dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
2. Instrumentalizar o professor com metodologia específica e materiais apropriados para realizar o projeto.
3. Desenvolver o interesse e auto-estima do professor e do aluno de forma a contribuir com a redução dos índices de fracasso escolar e de violência na escola e nas famílias dos alunos. 
4. Melhorar o processo de aprendizagem através da criação de um relacionamento baseado em valores como respeito, participação, escuta, confiaça, amizade e solidariedade. 

5. Melhorar os índices de leitura e escrita.
6. Desenvolver a consciência dos valores e da participação social. (cidadania)

Material Didático:
O Material didático necessário para o projeto é a Apostila de fundamentação teórica e metodológica preparada pelos formadores deste Instituto. Nesta apostila são abordadas as bases para o desenvolvimento do trabalho de acordo com os conteúdos mencionados. Durante o processo de formação os conteúdos serão adaptados para os níveis de escolaridade.
 Utiliza-se o livro DADEDIDODÚVIDA! Surpresas da Filosofia para o Ensino Fundamental I. Sugerimos livros de literatura Infanto-Juvenil favorecendo a interdisciplinaridade no currículo da escola.

Contratação:
Entre em contato para estudarmos uma proposta adequada a sua escola ou rede pública de ensino.

 A equipe do IFEP está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a contratação do projeto, preparação dos professores, disponibilidade de datas, formas de pagamento, estudar contrapropostas ou demais informações.
 Acreditamos no potencial da Filosofia para promover uma educação reflexiva e construir uma escola ética, ecológica e cidadã.

 Contatos: (41) 3323 3313 / 9614 4183 ou E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

  

 

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