tren_atrasado.jpg

Em defesa da Filosofia e Sociologia:

Reproduzimos aqui o posicionamento da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE e da Assosciação Latino-Americada de Filosofia da Educação - ALFE

Convidamos nossa comunidade a assinar a petição criada pela ALFE.

Entendemos que  um governo democrático exige necessariamente o diálogo com as diferenças. Filosofia e Sociologia constituem campos importantes da cultura humana e necessários para formação da pessoa e do cidadão. Querer excluí-las, desvalorizá-las e até eliminá-las é agir contra a dignidade humana. Nenhum povo merece um governante que ameaça a liberdade de pensar, falar e agir dos cidadãos.

 

NOTA DE REPÚDIO À FALA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e as associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa a área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia.

As declarações do ministro e do presidente revelam ignorância sobre os estudos na área, sobre sua relevância, seus custos, seu público e ainda sobre a natureza da universidade. Esta ignorância, relevável no público em geral, é inadmissível em pessoas que ocupam por um tempo determinado funções públicas tão importantes para a formação escolar e universitária, para a pesquisa acadêmica em geral e para o futuro de nosso país.

O ministro Abraham Weintrab afirmou que retirará recursos das faculdades de Filosofia e de Sociologia, que seriam cursos “para pessoas já muito ricas, de elite”, para investir “em faculdades que geram retorno de fato: enfermagem, veterinária, engenharia e medicina”.

Assinam a nota:
Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)

E OUTRAS ASSOCIAÇÕES E SOCIEDADES CIENTÍFICAS
Nota completa no link abaixo:
http://www.anpof.org/ portal/index.php/pt-BR/ artigos-em-destaque/ 2075-nota-de-repudio-a-decl aracoes-do-ministro-da-edu cacao-e-do-presidente-da-r epublica-sobre-as-faculdad es-de-humanidades-nomeadam ente-filosofia-e-sociologi a

 

Nota de Repúdio da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação

A Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação e o GT 17 Filosofia da Educação, da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação repudiam a nota do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e do Ministro da Educação Abraham Weitntraub, sobre supressão de recursos às faculdades de filosofia e de sociologia. Um país com democracia jovem e frágil, como é o caso da brasileira, reivindica uma formação rigorosa na educação básica e superior e a filosofia e a sociologia são áreas do conhecimento fundamentais para o cumprimento de preceitos estabelecidos na Constituição Federal. Que este posicionamento equivocado seja revisto com urgência.

Campinas, 26 de abril de 2019.

Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação
GT 17 - Filosofia da Educação - ANPEd

 

 

 

Posicionamento da Assosciação Latino-Americada de Filosofia da Educação - ALFE

 


"As afirmações feitas em 26/4/2019, pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de que seu Ministro da Educação, Abraham Weitraub, “estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas)” e de que “o objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”, demostra um desconhecimento dos desafios contemporâneos, dos debates sobre o sentido da educação no séc, XXI, sobre os desdobramentos das pesquisas científicas - que apontam para a automação futura de uma série de profissões hoje consideradas como seguras e capazes de garantir emprego e renda. Sobre todos esses temas, a Filosofia e a Sociologia, assim como as demais áreas das ciências humanas e sociais, têm importante papel, no sentido de permitir uma adequada leitura do nosso tempo, do lugar da educação e do que importa estar presente nos programas, nas escolas e nas faculdades atualmente.

Por conta disso, a ALFE, Associação Latino-americana de Filosofia da Educação, fez uma petição em protesto a essas posições obscurantistas e escapistas, com relação aos verdadeiros problemas que cercam o Brasil e a educação. Convidamos a todos a se unirem em defesa e valorização das áreas de Filosofia e Sociologia e das Faculdades que as abrigam. Assinem e Compartilhem!"

https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/ALFE_-_Asociaci_EM_DEFESA_DA_FILOSOFIA_E_DA_SOCIOLOGIA/dashboard/